Notícias do mercado imobiliário

Túnel subaquático vai ligar Itajaí a Navegantes.


O litoral norte de Santa Catarina, em breve, contará com mais uma obra moderna, funcional, inteligente e milionária: a construção do túnel subaquático que vai ligar as importantes cidades de Itajaí e Navegantes.

O ambicioso projeto trará inúmeros benefícios para ambas as cidades, como melhorias no transporte coletivo (que será 100% elétrico) e aumento do fluxo comercial.

Veja a seguir mais detalhes sobre essa intervenção que promete transformar a mobilidade urbana da região.

  



Túnel subaquático Itajaí-Navegantes: conheça esse projeto bilionário!


A criação do túnel subaquático Itajaí-Navegantes foi idealizada por um consórcio da Associação Municipal da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

O orçamento dessa obra gira em torno de R$ 629 milhões. Desse montante, R$ 514 milhões serão liberados pelo Ministério da Economia, e o restante será subsidiado pelos municípios envolvidos no projeto. 

A previsão para a conclusão das obras é até 2028!

O túnel será construído sob o rio Itajaí-Açu e será mais uma opção para a realização desse trajeto que, atualmente, é feito apenas através de balsas entre Itajaí e Navegantes.

Juntas, essas cidades somam mais de 300 mil pessoas, sendo esse o público que mais deverá se beneficiar com o túnel imerso. 

Já os navegantes do rio Itajaí não precisam ficar preocupados, pois o empreendimento não vai afetar ou atrapalhar o fluxo de embarcações, tão popular na região já que a profundidade do túnel será de 23 metros.

O túnel teve inspiração no modelo Santos-Guarujá, que liga as duas cidades paulistas. Serão três faixas em cada sentido, com caminho exclusivo para o transporte coletivo, uma via para pedestres e uma via para ciclistas.

Outra parte do projeto é a criação do transporte coletivo com veículos 100% elétricos ligando os municípios da Região da Foz do Rio Itajaí. Com a modalidade, os usuários terão mais conforto, praticidade e economia ao realizarem suas viagens intermunicipais. 

O objetivo do projeto é aumentar a mobilidade urbana da população local, visitantes e turistas, melhorando o turismo, a economia e também a qualidade de vida de quem precisa transitar entre uma cidade e outra com frequência.

A criação do túnel imerso é mais uma grande vantagem para quem escolheu a região para trabalhar ou morar.

Após a conclusão das obras, a população terá à disposição meios de transporte mais rápidos, modernos e econômicos e ganhará mais tempo de qualidade para investir em outras áreas da vida.


NSC TOTAL

25/02/2023